Pular para o conteúdo

Crianças e Jovens na atividade aquática

  • por

Nível de condicionamento físico entre os jovens

Declinou bastante ao longo da última década, o nível de condicionamento físico entre os jovens.   Com a disseminação dos programas de educação física, atividades pós escolares e brincadeiras em espaço aberto, as crianças estão ficando obesas, despreparadas e, como consequência, pouco saudáveis.

Muitos educadores físicos estão preocupados com o fato de que as crianças não são tão ativas quanto deveriam ser.   A inatividade pode levar a problemas de saúde para as crianças assim como para os adultos.

O ambiente aquático é divertido e apresenta uma forma instigante de introduzir as crianças ao condicionamento físico.   As crianças de todas as idades podem aprender muitas habilidades de valor, capazes de promover o desenvolvimento na água e o condicionamento físico e mental.   Participantes de todas as faixas etárias se divertem na água e o condicionamento físico aquático pode facilmente transformar-se em uma aventura para todos os membros da família.

Muitas crianças aprendem a nadar na mais tenra infância, no entanto, o conceito de crianças participarem em programação de condicionamento físico aquático na posição vertical e horizontal é razoavelmente novo.    A participação nos exercícios pode ajudar a criança a manter o peso saudável, desenvolver a capacidade funcional, melhorar a auto-estima, e diminuir a carga de stress oriunda da pressão de grupos.

A programação depende da idade da criança, os programas físicos devem ser desenvolvidos de forma a promover o condicionamento físico, as habilidades sociais, as habilidades motoras e os hábitos de saúde para cada faixa etária deve-se dar ênfase ao desenvolvimento e manutenção dos hábitos de saúde que acompanharão a criança até a vida adulta.

Marcações: