O Sistema Esquelético
Durante o exercício, o sistema esquelético fornece a estrutura rígida aonde os músculos se juntam. Sem o sistema de alavancas que os ossos proporcionam, os movimentos do corpo dificilmente seriam possíveis.
O sistema muscular contribui com a força que movimenta o esqueleto. Os músculos se prendem de um osso a outro passando pelas articulações e tem a capacidade de contrair. Quando os músculos se contraem, os ossos se movimentam.
O sistema nervoso possibilita o movimento voluntário, ou coordenado, do sistema esquelético. Faz a conexão mente-músculos, necessária ao “comando” de execução de um movimento. Sem o sistema nervoso, não seria possível controlar a qualidade e a quantidade de contrações.
Os sistemas respiratório e cardiovascular fornecem o oxigênio e os nutrientes que os ossos precisam para crescer os músculos, para se contrair.
Sem esses dois sistemas não seria possível manter a contração dos músculos do esqueleto, ficaríamos “sem combustível”.
O sistema respiratório e cardiovascular também exercem um papel importante na remoção do gás carbônico e dos resíduos do nosso corpo.
Esses cinco sistemas, auxiliados pelos outros sistemas corporais trabalham juntos para nos fazer criaturas maravilhosas, capazes de correr, dançar, nadar e pedalar.
O Corpo Humano é uma máquina realmente complexa, porém espetacular.
Fonte da imagem: http://professorromario.blogspot.com.br/2013/02/sistemas-corporais_24.html